Vídeos

URGENTE VEJA




" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

RÉVEILLON NO UNIÃO 2017

RÉVEILLON NO UNIÃO 2017
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » » Depoimentos Exclusivos dos 23 Presos ativistas


"Publicado em 26/07/2014
ATO PELA LIBERTAÇÃO DOS TODOS OS PRESOS POLÍTICOS E O FIM DOS PROCESSOS LOTA SALÃO NOBRE DO IFCS/UFRJ

Por Rafael Gomes Penellas, redator do Jornal A Nova Democracia

Na noite de ontem, 25 de julho, foi realizado o ‘Ato Público Pela Libertação de Todas(os) as(os) Presas(os) Políticas(os) e pelo Cancelamento de Todos os Processos’ no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no Largo de São Francisco, Centro do Rio de Janeiro.

O ato foi convocado pela Frente Independente Popular (FIP-RJ), pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e pelo Grupo Tortura Nunca Mais.

Na mesa estiveram presentes, além de membros das organizações que convocaram o evento, representantes do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (IDDH), da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, da Aldeia Maracanã, representante do movimento dos garis e Marino D’Icarahy, advogado dos perseguidos políticos.

Na segunda parte, tomaram a palavra alguns dos ativistas libertos. Foram feitos vários relatos emocionantes de como as prisões foram realizadas e sobre os dias passados no cárcere. A Comissão de Familiares dos Presos Políticos também marcou presença.

Além das falas enérgicas, foram denunciadas as torturas psicológicas sofridas pelos presos. A menor de idade relatou agressões físicas contra ela e outras presas. Seu comportamento exemplar na prisão desmoralizou os carcereiros que a todo tempo faziam provocações e ameaças. Ela disse ser a violência contra as presas “comuns” uma rotina.

Durante todo o ato palavras de ordem foram cantadas. O evento lotou o salão nobre do IFCS e foi mais um importante e expressivo evento pela liberdade de manifestação e contra a criminalização das organizações e lutas populares. Os setores democráticos prometem intensificar a luta pela libertação dos presos políticos em todo o país."
Leia mais

«
Next
»
Previous