Vídeos

URGENTE VEJA




" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

RÉVEILLON NO UNIÃO 2017

RÉVEILLON NO UNIÃO 2017
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » » Mural em teto de igreja de Itaocara com mais de 200 anos faz sucesso entre fiéis

"Rio - Ter uma obra de arte eternizada em um patrimônio bicentenário não é para qualquer um. É para o artista Henrique Resende, de 42 anos, que caiu nas graças dos católicos do Noroeste do estado depois de passar quatro meses pintando o teto da Igreja de São José de Leonissa. Construído com a ajuda de índios em 1810, o templo é a maior preciosidade histórica de Itaocara. 

A imagem em madeira do santo veio em 1809 da Itália, na bagagem do Frei Tomás de Castelo, fundador da cidade.
 Com 12 metros por sete, o mural a óleo é a maior pintura do santo já feita no mundo, o que valeu a Henrique a admiração de artistas da cidade medieval de Leonessa, na região italiana de Lazio, terra do santo retratado na obra. Ele esteve na Itália para um curso de escultura em mármore e foi convidado para expor 32 trabalhos seus (bicos-de-pena), que acabaram sendo adquiridos para compor o acervo do Museu de Giulianova, na Itália.

O teto ilustra um milagre atribuído ao santo italiano. Condenado à morte por um sultão na Turquia devido à fé cristã, ele teria ficado pendurado por uma perna e um braço sobre uma fogueira durante três dias, quando teria sido resgatado por um anjo.

Os amigos e fiéis de Itaocara carinhosamente comparam a obra de Henrique ao teto da Capela Sistina, de Michelângelo — “a coisa mais fantástica que eu já conheci”, define Henrique. Para a proeza, foi instalada uma plataforma a seis metros de altura, isolando o “ateliê” do público das missas. Na plataforma, foram erguidos andaimes de três metros sobre os quais foi posto um colchão. Deitado nele, Henrique passou quatro meses pintando o teto. Valeu a pena." Leia mais


«
Next
»
Previous