Vídeos

URGENTE VEJA




" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

OS ÚNICOS QUEM?

OS ÚNICOS QUEM?
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » EUA devolvem fósseis de peixes de 115 milhões de anos; PF apura venda

Peças são de peixes marinhos e estão em um prédio da corporação no DF.

Comércio é crime; cada item custa US$ 2 mil no mercado negro, diz polícia.
A Polícia Federal apura a possibilidade de contrabando no envio de três fósseis de peixes marinhos da Bacia do Araripe – unidade geológica entre os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco – aos Estados Unidos. As peças foram confiscadas pela polícia norte-americana durante investigação e enviadas pelo FBI à superintendência da PF em Brasília há dois meses. A estimativa é de que os animais tenham vivido entre 115 milhões e 95 milhões de anos atrás.Os itens foram submetidos a exames laboratoriais e morfológicos tanto nos EUA quando no Brasil, por meio do Departamento Nacional de Produção Mineral, para comprovar a origem. Os fósseis pertencem a duas espécies, Rhacolepis buccalis Agassiz 1841 (o menor) e Vinctifer comptoni Agassiz 1841 (os maiores).

As espécies são, segundo a polícia, umas das mais abundantes registradas na região. Ambas eram predadoras de pequenos peixes. No caso da menor, pesquisas indicam que ela também se alimentava de invertebrados.

De acordo com o delegado Carlos André Gastão, a conservação das peças é um dos fatores que mais chamou a atenção. A característica contribui para a suspeita de que elas tenham sido vendidas por meio do mercado negro, onde custam em média US$ 2 mil. Leia mais

«
Next
»
Previous