Vídeos

URGENTE VEJA




" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

OS ÚNICOS QUEM?

OS ÚNICOS QUEM?
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » Um mês após renúncia, Tsipras vence eleições na Grécia

Candidato da oposição reconheceu a derrota e felicitou Alexis Tsipras.
Tsipras foi eleito primeiro-ministro em janeiro, mas renunciou em agosto.

O partido de esquerda 
Syriza, de Alexis Tsipras, venceu as eleições deste domingo (20) na Grécia, derrotando o conservador Nova Democracia. O líder do partido já havia sido eleito em janeiro, masrenunciou ao cargo de primeiro-ministro em agosto após o Syriza ter se dividido nas negociações para receber ajuda financeira da Europa em meio à crise no país e riscos de sua saída da zona do euro.

"Eu quero agradecer a todos vocês do fundo do meu coração por essa grande vitória - uma vitória do povo", disse Tsipras em sua conta no Twitter após o resultado. "Hoje, a Grécia e o povo grego são sinônimos de orgulho e perseverança", afirmou ele , acrescentando que "esta vitória pertence às classes trabalhadoras".

Tsipras fez um discurso na praça central de Atenas. "Na Europa hoje, a Grécia e o povo grego são sinônimos de resistência e dignidade e essa luta continuará por mais quatro anos", afirmou. "Temos dificuldades à frente, mas estamos em terreno sólido", acrescentou. "Não vamos nos recuperar desses problemas por magia, mas com trabalho duro."

O líder conservador grego Evangelos Meimarakis reconheceu sua derrota nas legislativas. "O resultado eleitoral parece se consolidar com Syriza e o senhor Tsipras na liderança. Eu o parabenizo e peço que crie logo o governo que é necessário", disse.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, felicitou Tsipras pelo resultado no Twitter. "Parabenizo Alexis Tsipras, ansioso pela formação rápida de um novo governo com mandato forte para continuar o processo de reforma", escreveu. "Estou pronto para trabalhar em estreita colaboração com as autoridades gregas e continuar acompanhando a Grécia em seus esforços para a ambiciosa reforma", acrescentou Dijsselbloem.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, também parabenizou Tsipras pela vitória. "Acabo de felicitar Alexis Tsipras pela vitória do Syriza nas eleições gregas. Agora é necessário um governo sólido, rapidamente", escreveu no Twitter. Leia mais

«
Next
»
Previous