Excesso de água pode ser percebido em Resende, onde rua está alagada.
Aumentou nesta segunda-feira (18) a liberação de água da Represa do Funil, em Itatiaia, RJ, para o Paraíba do Sul. A vazão influencia diretamente no nível do rio e nos riscos de alagamento em várias cidades da região.
As comportas da represa foram abertas pela primeira vez desde fevereiro de 2013. Durante o fim de semana, o volume de entrada de água na represa chegou a 933 m³/s e foram liberados 455 m³/s. Nesta segunda, a vazão chegou a 616 m³/s. Nesse caso, as unidades da Defesa Civil banhadas pelo Paraíba do Sul são avisadas com antecedência, a tempo de tomar medidas preventivas, principalmente em relação às comunidades ribeirinhas.
O excesso de água pode ser notado em Resende, primeira cidade depois da represa. O nível do Rio Paraíba do Sul passa de 4,20 m, dois metros acima do normal. A rua abaixo da ponte Miguel Couto Filho, que liga o bairro Campos Elíseos ao Centro, está tomada pela água. O reservatório do funil está com quase 81% da capacidade, no limite de segurança para operar. Neste mesmo período do ano passado, a represa operava com pouco mais de 3 %.