Vídeos

URGENTE VEJA




" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

RÉVEILLON NO UNIÃO 2017

RÉVEILLON NO UNIÃO 2017
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » » Usina Hidrelétrica Itaocara S.A. Pesquisador da Fiocruz aposta em saneamento básico contra a dengue

Para o professor Luciano de Toledo, nenhuma solução será eficaz sem tratamento de esgoto e destinação correta do lixo

Sem saneamento não há solução para conter o avanço de doenças como a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Esta foi a principal mensagem do professor Luciano de Toledo, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, durante o workshop promovido nesta quarta-feira, 18 de maio, no Teatro Municipal de Santo Antônio de Pádua.
A oficina foi resultado de uma parceria entre a Usina Hidrelétrica Itaocara S.A. e a Fiocruz, em apoio às ações das secretarias municipais de saúde da área de influência do empreendimento. 

O professor Luciano de Toledo acredita que a situação de hoje em relação às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é resultado de erros graves das administrações públicas do passado, que negligenciaram questões relativas ao saneamento básico, em especial nos centros urbanos. Ele entende que as soluções estejam em investimentos que garantam à população abastecimento de água de qualidade, tratamento de esgoto, além da destinação correta e do tratamento eficiente dos resíduos. 

Durante o evento, pesquisadores da Fiocruz apresentaram um panorama da contaminação por dengue, nos últimos dez anos, nos cinco municípios da área de influência da UHE Itaocara: Aperibé, Cantagalo, Itaocara, Pirapetinga e Santo Antônio de Pádua. Embora próximas, essas cidades apresentam picos de contaminação em períodos distintos do ano.

O workshop contou com a participação do Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Mário Sérgio Ribeiro. Os secretários municipais de saúde de Itaocara, Ney Trindade Júnior, de Pirapetinga, Marcos Luiz Fernando, e de Santo Antônio de Pádua, Germano Lopes Cardoso, também estiveram presentes, além de profissionais da área vigilância e controle de vetores.


Mais informações:

Comunicação - UHE Itaocara I

Janice Caetano – (22) 98146-1007

Alcidéa de Oliveira – (22) 98146-0578

Rodrigo Pellegrini – (22) 98146-1768

(22) 3861-2800 / 08002822974


 Aproveite e conheça a nossa página! 
Clique na opção CURTIR e fique sabendo das principais notícias em foco!!
https://www.facebook.com/elisabeteitaocara/?fref






«
Next
»
Previous