Vídeos

URGENTE VEJA




" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

OS ÚNICOS QUEM?

OS ÚNICOS QUEM?
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » » Respeito! Quem foi Genésio Maurício de Aguiar!

Para nós itaocarenses é de suma importância conhecer quem foi e como foi a gestão do Ex-prefeito Genésio Mauricio de Aguiar.


Hoje a família luta diante do poder público a volta do nome deste ilustre na antiga Praça Estado Unidos da America  inaugurada na gestão  do Ex -prefeito Carlos Moacyr de Farias Souto, e revitalizada em 1985 passando assim  para Praça Genésio Mauricio de Aguiar.
Nada mais justa homenagear este que tanto fez pelo município de Itaocara, em uma época que não se pagava salário a Prefeito
Foto Dona Neide Aguiar e o Neto
 1985 - Foto Angelica Aragão


Agora em 2016, o Vereador Renato do Papagaio disse que solicitou a Prefeitura Municipal de Itaocara em requerimento, a informação se já havia algum nome nesta praça, e com a negativa da resposta ele deu entrada junto a Câmara o Projeto de Lei 048/2015 para  passar para o nome do nosso Saudoso e muito querido Antônio Narciso Rosa mais conhecido como TONINHO, falecido em 31/05/2015

Foto Wilson Saraiva



Toninho sem dúvidas, ficará marcado no nosso coração por sua pureza, alegria e a sua marcante saudação  " Fala ai meu bem".

Mas " Dai a Cesar o que é de Cesar" o respeito aos familiares e a memória do nosso Ex -Prefeito Genésio Maurício de Aguiar.
Uma vez detectado o erro, a filha Neide de Aguiar entrou com um requerimento solicitando o uso da Tribuna na Câmara Municipal de Itaocara para pleitear junto aos Vereadores que, revogassem este decreto, uma vez que a Praça já havia sido nomeada para o nome de seu saudoso Pai.
O requerimento foi protocolado no dia 14/06/2016 recebido pela Vereadora Aveline Freitas e encaminhado para o setor de protocolo.
Até o presente momento desta matéria, a família ainda não recebeu nenhum contato por parte da Câmara Municipal de Itaocara.

Esperamos que a memória, o respeito e gratidão pelos seus feitos sejam mantidos do Nosso digníssimo ex -prefeito  Genésio Mauricio. 

Esperamos também,  que a placa com seu nome seja recolocada no Prédio da antiga Prefeitura Municipal, onde foi retirada para reforma no Governo passado e até hoje vem sofrendo com o descaso do Prefeito Gelsimar Gonzaga que, em setembro de 2012 se comprometeu a colocar todas as placas em seus devidos lugares até o final de 2013 se eleito fosse. Estamos chegando ao fim de seu mandato e nada. Ainda dá tempo de honrar com suas palavras, pois a palavra de um homem, como dizia os antigos deve valer por uma escrita.
 E por fim,  esperamos que Tanto a Câmara Municipal de Itaocara reconheça o erro de informação e desfaça revogando o Projeto de Lei e deem uma satisfação em sinal de  respeito aos familiares, como também o Prefeito Gelsimar Gonzaga cumpra com o seu compromisso em memória a estes que trabalharam muito por nossa Itaocara.
Conheça um pouco do Ex-Prefeito Municipal de Itaocara GENÉSIO MAURICIO DE AGUIAR e de sua gestão.
  

Nasceu numa fazenda nas proximidades de Valão do Barro, em São Sebastião do Alto, em 25/07/1896 e faleceu em Itaocara no dia 15/08/84, aos 88 anos de idade.
Filho de Antônio Maurício de Aguiar e Emília Gomes de Aguiar. Casou-se em 22/12/1917, em Jaguarembé, com Eulália Pontes Barbosa, tiveram 11 filhos, dos quais somente 6 chegaram a maior idade. Hoje somente três estão vivos.
Foi lavrador, comerciante, fazendeiro e industrial de aguardente. Foi vereador de 1951 á 1954, delegado de polícia (época em que havia indicação) e membro praticamente de todas as instituições existentes no Município de Itaocara.

Eleito prefeito em 1954, governou o Município, pela primeira vez de 1955 á 1958, tendo, no entanto se afastado seis meses antes do término de seu mandato, para ser Coletor, passando o cargo ao seu Vice Otílio Pontes. Neste período de governo deixou inúmeras obras.
Eleito novamente Prefeito em 1966, governou de 1967 á 1970.
Voltou eleito em 1977 como Vice-Prefeito de Joaquim Soares Monteiro, cujo mandato encerrou-se em 1983.
Foi um lutador pelo bem de Itaocara e era intitulado de PREFEITO ESTRADEIRO, por haver aberto inúmeras estradas no Município e por mantê-las em ótimo estado para o escoamento da produção, dos pequenos e grandes produtores.
Jamais deixou dívidas para seus sucessores e nunca pagou os funcionários com atraso. Sabe-se, inclusive, que certa vez chegou a fazer empréstimo pessoal para que os funcionários da prefeitura recebessem no dia marcado.
Com a notícia de seu falecimento, o então prefeito José Romar da Silva Lessa, decretou luto por 03 dias, ofereceu à família o Passo Municipal para que seu corpo fosse velado, lembrando que foi ele Genésio que havia construído a sede e que seria então mais que justo que ele ali ficasse para receber o adeus do povo.

ALGUNS DE SEUS FEITOS NÃO COLOCAREI TODOS, POIS SÃO MUITOS:

- Adquiriu várias máquinas como trator de esteira; pá mecânica; caminhões basculante; caminhão Ford; ônibus; equipamentos completos para a fabricação de manilhas; jogos de formas para manilhas; moto niveladora;

- Construiu pontes: a margem do Rio Negro, na estrada de Laranjais, na Estada da Boa Esperança, na estrada da Boa Fé, no Ribeirão das Areias, no Valão de Santo Antônio; seis pontilhões de madeira e quatro de concreto na estrada Portela a Boia; Itaocara a Estrada Nova um pontilhão de concreto; Estrada Nova a Jararaca; Jaguarembé de Cima a Brejo Grande; Brejo Grande a Valão da Onça; Caeté; Serra Vermelha; Água Preta; Santa Barbara; São Roque; Passagem; Amizade; Santa Clara; Valão da Bocaina; Conceição; Monte Puri; Campista; Campo do Semente; Batatal; Valão Santo Antônio; Palmital (córrego D’Anta); estrada Itaocara/Portela saída da cidade; Intupição; Ponte de acesso da RJ 84 a Laranjais;
- Fabrica de Manilhas.

- Rede de esgoto da Rua Coronel Cunha em Portela; do Bairro Caxias, Praça Toledo Pizza 

- Reconstruiu estradas: Portela a Papagaio; Itaocara a Laranjais; Jaguarembé a Intupição; 

- Construiu Estradas: Batatal a Porto das Cruzes; Portela a Porto da Boia 

- Terraplanagem, moto nivelamento, ensaibramento, reparos, drenos e melhoramento em todas as estradas da rede rodoviária Municipal. 

- Substituição de toda a rede de água do 4º Distrito e motor com equipamentos gerador para Jaguarembé.

- Empregou mais de 300 manilhas em pontilhões.

- Iniciou a construção do prédio da Biblioteca Pública, após ter desapropriado judicialmente o terreno.

- Reconstrução total da fonte de captação e da adutora de Jaguarembé.

- Construção do Cemitério de Jaguarembé.

- Aquisição de motor para luz de Jaguarembé.

- Instalou Posto do Ministério do Trabalho, para expedição de Carteiras Profissionais.

- Firmou convênio com o Mobral e o Instituto Nacional do Livro.

- Forneceu assistência ao Serviço Médico Volante.

- Conseguiu incluir Itaocara entre os primeiros 415 municípios brasileiros a serem beneficiados pelo Plano de Ação Concentrada – PAC, do Governo Federal.
- Aplicou 2.117 metros lineares de meio fio.

- CALÇAMENTOS:

Rua Silva Jardim; Rua Marechal Floriano Peixoto; Praça Toledo Pizza e prolongamento frente Hospital; Rua São José; Rua Ana Catarina de Azeredo; Rua Jornalista Pinheiro Junior; prolongamento Rua Roberto Silveira; Praça Coronel Guimarães; Praça Santa Beatriz; Rua Nilo Peçanha (Jaguarembé); Rua Alcebíades de Carvalho; Rua Nova; Rua José Dias;

AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS:

- Prédio da Estação de Portela
- Área de terra junta à estação de Portela
- Estação de Laranjais
- Casa de residência junto à estação de Laranjais
- Área de terra junto à estação de Laranjais
- Terreno à Rua Nilo Peçanha, em Jaguarembé, para doação ao Estado do RJ, destinado a Posto de Saúde.
- Terreno de 31.925 m2, na Rua Roberto Silveira, destinado a programa de casas populares (onde hoje está construído o Colégio Estadual Frei Tomás).
- 2 lotes, do Sr. Sílvio Domingues dos Santos, destinados á construção de Posto de Saúde de Portela.

CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS:

 Escola do Engenho Central; Escola Estrada Nova; Escola em Brejo Grande; Escola de Intupição; Escola de Conceição; Escola do Banco; Escola de Laranjais; Construiu, dentro do padrão oficial, um prédio para a escola de Mangueiras, no 5º Distrito; Construiu a Escola da Laje, em parceria com a secretaria Estadual de Educação e Cultura.

CONSTRUÇÃO E REFORMAS DE PRÉDIOS MUNICIPAIS:

- Reconstrução da antiga residência do agente ferroviário, onde hoje é a Secretaria de Educação.
- Construção da Estação Rodoviária de Itaocara.
- Construção do prédio onde funciona hoje o Corpo de Bombeiros.
- Construção do novo Estádio de Futebol Tenente Paulo Inácio de Araújo, compreendendo aterro, drenagem, 240m2 de marquise de cimento armado, portão monumental, alambrado, arquibancada.
- Construção de duas casas para abrigar moradores de rua em Portela.
- Reforma total do Cemitério de Portela, com construção de 800m2 de muro e colocação de portão de ferro.
- Colocação de portão de ferro no Cemitério de Itaocara
- Colocação de portão de ferro no matadouro.
- Reconstrução do muro do cemitério de Jaguarembé.
- Construiu nove casas geminadas no Bairro Caxias.


"Realizei o possível, dentro das possibilidades. Muito falta realizar, mas a limitação de meios nem sempre permite fazer-se tudo que planeja.
Da Câmara, recebi o apoio necessário ao cumprimento do programa que me propus. E do povo, sinto estar recebendo o reconhecimento de meus esforços.
Espero poder continuar na luta pelo progresso e bem-estar de Itaocara até o fim do mandato que o povo me confiou.
Itaocara, 28 de outubro de 1969
Genésio Maurício de Aguiar – Prefeito"
Fonte: Prestação de contas Prefeitura Municipal de Itaocara, período 31/01/1967 á 28/10/1969, 1956, 1957, 1958, 1970.

«
Next
»
Previous