Vídeos

URGENTE VEJA




" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

OS ÚNICOS QUEM?

OS ÚNICOS QUEM?
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » » Escola Maternal Chapeuzinho Vermelho-UICMA homenageia ex - Soldado veterano Roberto Reis

Na manhã de ontem 06/07 a Escola Maternal Chapeuzinho Vermelho – UICAM realizou a Culminância do Projeto do 9* ano do ensino Fundamental sobre a Segunda Guerra Mundial com exposição de fotos, Seminário apresentado pelos alunos, e também uma homenagem ao nosso ilustre ex-Soldado no canal de Suez em 1957 Sr. Roberto Reis.

O evento teve a direção do professor de História Jorge Henrique Moraes que contou com a presença das Escolas Luiz Marine, de Trajano de Moraes, 9º ano fundamental e 3º ano de Formação de Professores do Colégio Estadual Frei Tomás, 9º ano da Escola Municipalizada Nildo Caruso Nara e o Colégio CIEP 275 Max Lenine Cortes Falante no qual trouxe para abrilhantar sua Banda Fanfarra 

Estiveram presente também familiares do Sr. Roberto Reis que emocionados vivenciram um dia que ficará marcado em nossos corações.
Foi uma manhã recheada de emoções, desde a apresentação dos alunos do 9º ano apresentando o seminário sobre a 2º Guerra Mundial como também a homenagem mais do que merecida ao nosso ilustre soldado brasileiro veterano Sr. Roberto Reis, que serviu a nossa Pátria no ano de 1957, onde fez parte das tropas enviadas ao Canal de Suez.

A iniciativa desta homenagem começou com a aluna do 6º ano fundamental, Maria Miranda Mota.

A uns três meses atrás o professor Jorge Henrique desenvolveu um Projeto no 6* ano sobre como a história acontece no dia a dia. Maria contou a história do Sr. Roberto Reis. Ela é curiosa ficava de papo com Sr. Roberto. Daí nasceu a ideia da homenagem.

Vamos conhecer um pouquinho deste mestre Professor de História que vem revolucionado a maneira de ensinar e chamando a atenção dos alunos em aprender com prazer.
Professor Jorge é um pai de família, um entusiasta que acredita muito na educação como forma de transformar vidas e de envolver as pessoas em um mundo melhor. O professor Jorge Henrique adota uma metodologia na questão do dinamismo, que é fundamental para que o aluno aprenda história, usando método que aproxima o aluno da realidade histórica, fazendo com que o aluno tenha prazer de aprender e traga para ele as experiências com aquilo que ele está aprendendo.

Ele disse que “Esse jeito de ensinar com certeza transforma e envolve o estudante de uma forma mais profunda. O mundo em que vivemos o ensinar tem que acompanhar também a mudança que está acontecendo na própria sociedade e com isso os alunos são envolvidos. Acredita numa educação inovadora, principalmente nos estudos de história para que o aluno possa aprender de fato o que está estudando. E afirma, que com certeza, com esta forma inovadora, o aluno consegue ser crítico e entender o que aconteceu a 100 ou 200 anos atrás de forma dinâmica ao mesmo tempo simples e mais objetiva, que ficará com ele para o resto da vida”.

Professor Jorge Henrique Moraes é de Trajano de Moraes. Faz 03 anos que reside em Itaocara. Além de lecionar no UICAM é servidor também do Estado, leciona há 9 anos. Em 2015 foi premiado na cidade de Niterói como “ICONE DA EDUCAÇÃO 2015” Pelo seu projeto chamado História Online via WhatsApp, onde os alunos em sala de aula aprendem usando este aplicativo aprendendo história. Parabéns Professor.

Conheça um pouquinho da trajetória do Sr. Roberto Reis.
Sr. Roberto, pessoa simples, horada, integra e admirada por todos itaocarenses.
Nascido em Itaocara-RJ, dia 21/05/1939. Filho de Álvaro de Souza Reis e Natalina Marques Reis, irmão de Jose Leonissa Reis, Ronaldo Reis, Avelina Reis, Maria das Graças Reis e Álvaro Luiz de Souza Reis, Wiliam de Souza Reis.

Aos 15 anos Sr. Roberto Reis foi para o RJ para aprender a profissão de oficial de barbeiro com seu tio Salvador irmão de sua mãe. Ao completar o curso de oficial de barbeiro, coincidiu com a época de se apresentar ao serviço militar pelo exército aos 18 anos, se alistou no Ministério da Guerra, sendo classificado para abrigada de infantaria e incorporado no regimento escola de infantaria (Rei), concluído esse estágio na vila militar em Deodoro.

Convocado para compor o 9º contingente do batalhão de Suez, pelo 3º/2º RI, nessa preparação teve uma ligeira passagem no 1º batalhão de polícia do exército – PE. Tendo embarcado no navio transporte de tropas Almirante Barroso Pereira – Golfe16.

Sarpado do Rio de Janeiro com destino a Suez, passando por Recife, Natal, Palma de Maiorca (Espanha), Nápoles (Itália), Marselha (França), Casa Blanca capital de Marrocos (África), seguindo direto para Porto Said no Egito.

Ao desembarcar, embarcamos em seguida em um trem militar com destino a península do Sinai (deserto), percorrendo ao longo do canal de Suez até o destino do acampamento do batalhão brasileiro, na faixa de gaza, Com o objetivo de guarnecer todo o canal, inclusive evitar os avanços de Israel ao povo palestino, através de uma linha de armistício (ADL – linha divisória de armistício - é um acordo formal, segundo o qual, partes envolvidas em conflito armado concordam em parar de lutar não necessariamente é o fim da guerra, uma vez que pode ser apenas um cessar-fogo enquanto tenta-se realizar um tratado de paz. A palavra deriva do latim: arma (arma) e stitium (parar)). Fazendo vigilância em uma área de 21 metros de extensão, atuando nas fronteiras de rafa campi, cauins. E após 13 meses regressou ao Brasil 1962.

Em sua volta ao Brasil, casou-se com Nelly Rodrigues em 12 de janeiro de 1963, com quem teve 5 filhos, Maria de Fátima Rodrigues Reis, Maria das Graças Rodrigues Reis, Nelia Rodrigues Reis, Robernely Rodrigues Reis, Cidneia Rodrigues Reis.

Hoje Sr. Roberto tem 6 netos, Ney, Pedro, Jonas, Roberto, Fernanda e Paula, e 2 bisnetos Gabriel e Sofia.

Parabéns Sr. Roberto, nós itaocarense nos sentimos orgulhosos de te-lo como filho desta terra.

Parabéns a Escola Maternal Chapeuzinho Vermelho-UICAM por essa iniciativa. Homenagens se faz em vida. 
Um povo que não conhece sua história, é um povo sem memória!
Pra vocês que visualizam o blog pelo celular Click na tarja amarela

«
Next
»
Previous