Vídeos

URGENTE VEJA




" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

OS ÚNICOS QUEM?

OS ÚNICOS QUEM?
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » » UHE Itaocara I realiza curso para gestores públicos

O primeiro módulo, Formação de Líderes, reuniu representantes das administrações municipais, no Centro de Convenções de Aperibé

A Usina Hidrelétrica Itaocara S.A. promoveu, entre os dias 22 e 24 de junho, o primeiro módulo do curso de Gestão de Programas para Gestores Públicos, no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite, em Aperibé. 

Sob o tema Formação de Líderes, o curso contou com a participação de representantes das administrações públicas dos cinco municípios da área de influência da UHE Itaocara I – Aperibé, Cantagalo, Itaocara, Pirapetinga e Santo Antônio de Pádua. Com a presença de secretários, chefes de gabinetes, coordenadores e técnicos de áreas como Educação, Saúde, Planejamento, Obras, Assistência Social, Segurança Pública e Meio Ambiente, as atividades foram pautadas na troca de experiências e interação na busca de resultados.


Com o objetivo de contribuir para a capacitação dos gestores locais na produção de soluções para as demandas de seus municípios, este primeiro módulo trouxe para discussão temas como formação de lideranças, políticas públicas participativas, legislação ambiental, processo de licenciamento e os impactos socioambientais relacionados à construção da UHE Itaocara I. Os representantes da gestão pública foram incentivados a pensar seus municípios em relação à construção da usina, listaram os principais impactos que a obra poderá trazer e elaboraram sugestões de ações que poderão compensá-los. 

Durante as 20 horas de duração do curso, as atividades foram conduzidas pelas consultoras Auxiliadora Reis (Formação de Lideranças), Madalena Los (Legislação Ambiental) e Sueli Galhardo (Gestão de Políticas Participativas e os Impactos no Contexto da UHE Itaocara I), da Arcadis, empresa contratada pela Usina Hidrelétrica Itaocara S.A. para a execução do Programa de Gestão Institucional (PGI). A coordenação de campo é do economista Jonathas Cristóvão, responsável pela articulação com os gestores públicos locais. O PGI é uma das 43 ações ambientais que integram o processo de licenciamento da usina, sob a fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).



Aperibé tem dia de mobilização contra dengue 




Ações de conscientização da população para o combate ao Aedes aegypti promovidas pela parceria UHE Itaocara I e Fiocruz movimentaram a cidade 

Em sua penúltima edição, o dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, uma das ações da parceria entre a Usina Hidrelétrica Itaocara S.A. e a Fundação Oswaldo Cruz em apoio às Secretarias de Saúde da área de influência do empreendimento, aconteceu na Praça Francisco Blanc e no Centro de Atenção ao Idoso (CAI), nesta terça-feira, 28 de junho, no Centro de Aperibé-RJ. 

Durante todo o dia, o Espaço Interativo teve como principal objetivo informar e tirar dúvidas da população em relação ao ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e as principais formas de combatê-lo. Sob a coordenação do professor e pesquisador Luciano de Toledo, os pesquisadores Waldemir Vargas e Gerusa Gibson, da Fiocruz, contaram com o apoio de Edmar Siqueira Lobi, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, para a ação que trouxe à Praça Francisco Blanc lupas e microscópios, para que o visitante pudesse ver de perto as características do mosquito. 

No início da tarde, a equipe da Fiocruz se dividiu e também esteve na Escola Municipal Rômulo Sardinha, no Porto das Barcas, atendendo ao convite da direção e dos professores para participar do encerramento da atividade “Xô Mosquito! Quero vida, saúde!” desenvolvida com os alunos da unidade. Com um público em torno de 100 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da unidade, a atividade contou com palestra, exibição de filmes, além de microscópio e lupa para melhor visualização das fases da Aedes aegypti.


À noite, com a presença do subsecretário municipal de Saúde de Aperibé, Júnior Bairral, a equipe da Fiocruz realizou a palestra “Desafios atuais para o controle da dengue, chikungunya, e zika na área de influência da UHE de Itaocara”, no Centro de Apoio ao Idoso, quando no final foi aberto espaço para o debate e esclarecimento de dúvidas sobre o mosquito e as doenças transmitidas por este vetor. O dia de mobilização em Aperibé teve a participação de aproximadamente 340 pessoas.







«
Next
»
Previous