Vídeos

URGENTE VEJA



" });

Notícias em Foco

Mundo dos Esportes

Noticias Itaocara e Região

Saúde em Ação

OS ÚNICOS QUEM?

OS ÚNICOS QUEM?
CLICK NA FOTO

Galeria de Fotos

» » » Sucesso na estréia dos Contadores de História em Itaocara

Resgatando o passado de Itaocara, onde histórias eram contadas para as crianças nas praças da cidade e assim formando adultos pensantes, o projeto "Contadores de História" estreou neste domingo (19) na Praça da Geografia, na Beira Rio. 

O primeiro dia de contação de histórias foi classificado como sucesso pela estudante de Pedagogia e jornalista Paula Erthal, idealizadora do resgate do projeto. A contação de histórias já existia em Itaocara na época do então prefeito Drº Carlinhos, na década de 1970.

 "Nós fizemos uma releitura, um resgate desse projeto. Só que na época, a contação de histórias era realizado pela Prefeitura, e existia uma contadora [Cristina Lannes], que era funcionária da Prefeitura. Já o atual projeto é voluntário, são amigos que se uniram em prol da causa", explica Paula.

 Da Prefeitura o único apoio é o espaço cedido para a reunir as crianças. "Na semana passada eu estive na Prefeitura porque o prefeito me convidou após saber do projeto e se interessou em ajudar. Ele quer reformar a praça para gente" disse Paula. Realizado por Paula e outras vinte contadoras, o "Contadores de Histórias" é sem fins lucrativos. "Sem apoio político, sem apoio de nada. São os próprios participantes que arcam com os gastos.", completou. Após cinco reuniões, este domingo foi dia de por em prática. Dezenas de crianças puderam entrar no mundo da imaginação e acompanhar a história de uma onça sapeca e teimosa que se meteu em apuros após desobedecer sua mãe. Acompanhando os filhos, os pais também estavam atentos à história. 

"Foi muito positivo, eu não esperava que viessem tantas crianças. Foi tudo meio confuso porque começamos agora e, a gente tem que ajustar muitas coisas. Mas foi bacana, espero que todos tenham gostado", disse Paula, ao ser indagada sobre o resultado do primeiro dia. Paula agradeceu a todos que compareceram e às meninas que pegaram e compraram a ideia. "Quando pensei na possibilidade de montar o projeto eu sabia que seria uma coisa que não teria como fazer sozinha e queria muito que a gente desenvolvesse.

Quando coloquei a ideia no Facebook, prontamente várias pessoas vieram falar que queriam ajudar, que queriam entrar comigo no projeto. E é uma coisa que assim... a gente faz porque ama. O que aconteceu aqui, agora, é o retorno que a gente tem. Você repara os olhinhos das crianças, todo mundo impressionado com a historinha." concluiu. Contadores de Histórias Para Paula, um adulto pensante é feito quando ainda criança.

 "A partir do momento que você começa a desenvolver nele o gosto pela leitura, a curiosidade, você está formando um adulto pensante. Acredito que é essa a nossa ideia." explica a estudante de Pedagogia. O Contatores de Histórias também tem como objetivo despertar nas crianças o hábito da leitura e estimular a formação de valores, como amizade, respeito, entre outros. Além disso, reaproveita a Beira Rio, uma bela área da cidade pouco utilizada. 

O encontro acontece todos os domingos na Praça da Geografia, a partir das 10h. Qualquer criança pode participar e os pais podem acompanhar de perto


Fotos Elisabete Carvalho

















































«
Next
»
Previous